segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nota Oficial do CAECO sobre a última quinta-feira (5)




Pronunciamento Oficial do Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO):  sobre os atos de violência ocorridos na última quinta-feira (5), em pleno território universitário.

O Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO), entidade máxima de representação do corpo discente do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lamenta profundamente os atos de violência ocorridos na última quinta-feira (5), onde Estudantes da nossa instituição foram covardemente agredidos. Repudiamos qualquer tipo de violência e acreditamos veemente que nada justifica a sua prática. 

Defendemos e cobramos que a Administração da UEM, com a fiscalização e acompanhamento dos Colegiados Superiores, conforme a competência estatutária e regimental de cada um, instaure imediatamente processo investigatório para apurar os fatos e punir os responsáveis. Além disso, a universidade deve dar todo o acompanhamento e suporte necessário aos Estudantes agredidos e a toda Comunidade Acadêmica.

Somos solidários as Estudantes que sofreram, tanto na quinta-feira (5), como em outros momentos, com todo tipo de violência e nos colocamos a disposição no que for preciso.

Em 2011 o CAECO se posicionou contrário ao Ato Executivo de número 8-GRE, da mesma forma como em 2012 fomos contrários a Resolução do Conselho Universitário de número 4-COU, pois ambas, sem exceção, negligenciaram a necessidade de aprofundarmos a discussão em torno das atividades culturais da instituição e o próprio conceito de espaço público. Perdemos, todos, a oportunidade de avançar. Com isso, assistimos nestes anos a uma série de acontecimentos, que sem uma regulamentação definida, combinada com uma série de fatores, que nos provocaram indignação. Poderíamos ter evitado todos eles, inclusive, o da última quinta-feira (5).  Registramos, que na época da discussão dos pareceres que deram origem a Resolução 004/2012-COU, que Homologou Ato Executivo nº 008/2011-GRE, a representação estudantil naquele Conselho, apresentou um Relato de Vistas, sugerindo esta ampla discussão, contudo, o COU optou por manter integralmente a proposta original, que transformava o Ato Executivo nº 008/2011-GRE em Resolução.

Fica claro que cabe a Comunidade Acadêmica debater profundamente sobre este assunto e todos os que o complementam. Acreditamos, que o maior patrimônio da UEM são as pessoas que lá vivem, estudam, trabalham, visitam. Cabe a Administração da Universidade e aos Conselhos Superiores ouvirem mais esta Comunidade.

Neste momento, mais do que nunca, acreditamos que o maior órgão de deliberação deva ser os legítimos fóruns de discussão que permitam a participação em condição de igualdade de todos da Comunidade Acadêmica. Cabe aos Conselhos proporem estes fóruns, participar deles e votar de acordo com as suas deliberações, em suas reuniões ordinárias. Só uma ampla e descentralizada discussão pode apontar saídas para os problemas que enfrentamos.

Estes problemas que temos na UEM não são de nossa exclusividade, basta verificarmos os índices de violência do nosso município e suas razões. Todos os anos aumenta a sensação de insegurança em nossa cidade, é só recordarmos as pautas levantadas nas recentes manifestações que tivemos no meio do ano. 

O CAECO cumprirá seu papel estatuário e regimental e estará ao lado do Movimento Estudantil da UEM e de toda a Comunidade Acadêmica.

Assim como fizemos em 2011 durante o processo de Ocupação da Reitoria e em 2012 na Paralisação Estudantil do nosso curso, convocaremos Assembleias de Curso e Reuniões Ampliadas e daremos todo o suporte necessário ao corpo discente do nosso curso.

Publicaremos em nossas mídias todas as informações pertinentes e as deliberações, resultantes das diversas reuniões que terão na UEM.  Manteremos a publicações de rotina, inclusive, os projetos desenvolvidos pela UEM e suas iniciativas positivas, que são infinitamente superiores aos lamentáveis acontecimentos de violência já amplamente destacados.

Por fim, protocolaremos nesta segunda-feira (9) Ofício a ser encaminhado ao Departamento de Economia (DCO), ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), aos Colegiados Superiores e a Administração da UEM, oficializando nossa posição, conforme já registramos aos seus dirigentes na última sexta-feira (6). 

Sem mais para o momento,



Rafael Oberleitner Crozatti 
Presidente


Nenhum comentário: